TITULO TOPO

SUBTITULO

O SENAI/Centro de Educação e Tecnologias em Construção Civil Rosária Carriço, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte (CAU/RN), realizam de 24 de maio a 5 de junho a II Mostra SENAI de Arquitetura, que traz como tema “Arquitetura inteligente: reuso e criatividade”, dentro do conceito de sustentabilidade, como foi a do ano passado.

 

A Mostra, que será aberta nesta quarta-feira, 24, às 9 horas, no Centro Rosária Carriço, se desenvolverá por meio dos projetos de arquitetura de interiores de oito grupos, formados por 30 jovens profissionais, com destaque para os ambientes: Recepção, Sala de Estar, Sala de TV, Sala de Leitura, Pátio de Encontro e Lavabo, Quarto do Casal, Quarto dos Filhos e Cozinha, todos produzidos com reuso de materiais, utilizando como suporte os conhecimentos práticos dos alunos do SENAI para a materialização desses ambientes.

 

“A população vai perceber, nesta mostra, que pode ter beleza e sustentabilidade nas suas casas e locais de trabalho, com materiais de baixo custo”, explica a diretora regional do SENAI, Roseanne Azevedo. A realização do evento, segunda ela, significa, também, um êxito, porque demonstra que o arquiteto pode encontrar em um técnico de eletricidade, em edificação, em hidráulica, e em outras especialidades do Centro Roçaria Carriço um parceiro para executar seus projetos.

 

“Os arquiteto recém-formados vão buscar nestes técnicos os parceiros para ideias inovadoras. Os profissionais muitas vezes passam um tempo significativo para conceber seus projetos, com pesquisa e desenvolvimento dos conceitos, então precisam de pessoas qualificadas na execução e para evitar dificuldades que podem ser evitadas”, completa a diretora regional do SENAI.

 

A presidente do CAU/RN, Patrícia Luz, diz que a ideia da Mostra surgiu por conta da necessidade de propiciar ao arquiteto e urbanista recém formado, um novo olhar sobre a arquitetura sustentável, tema ainda pouco explorado. “Então, a parceria desde o início já buscou tanto viabilizar uma ação neste sentido, como também proporcionar uma interação entre os atores de uma mesma cadeia de serviços no universo da construção civil, os arquitetos e os alunos da Escola Senai, que de lá sairão com um ofício ligado a este universo”, informa.

 

Para a segunda edição, Patrícia Luz reafirma a importância desta troca de conhecimentos, e pontua a atualidade do tema sustentabilidade, que agora invoca o reuso e a criatividade. “É o resultado de uma parceria de sucesso. Ao arquiteto, a oportunidade de interagir participando da realização dos serviços; e aos alunos do Senai, a oportunidade de aprender já entendendo como atua o profissional de arquitetura”, destaca.

 

A Mostra que é fruto da parceria de duas entidades, proporcionou aos grupos a liberdade de procurar parceiros independentes para a formatação de cada espaço. Os ambientes trazem uma decoração inspirada na arquitetura moderna e industrial, reforçando o poder de cores neutras, como o cinza e confirma a importância de materiais rústicos para composição dos ambientes.

 

Confira um pouco dos ambientes:

 

RECEPÇÃO

 

Integrantes: Sergiane Bezerra , Jorge Lima , Leticia Araújo e Maximiliana Pereira

 

Reutilizando materiais da construção civil, a Recepção traz elementos em sua composição como blocos de concreto, madeira crua, telhas metálicas, barris, latões e galões de tintas. Este ambiente apresenta pinturas do arquiteto Arthur Seabra e está inserido no estilo industrial da Arquitetura Contemporânea nas cores azul, amarelo e vermelho.

 

SALA DE ESTAR

 

Integrantes: Clodoaldo Castro, Marcela Celani e Rui do Rosário

 

Chamada de Cais do Potengi, a Sala de Estar foi inspirada nas águas do Rio Potengi e na beleza crua de materiais descartados pelo setor industrial. Elaborado no estilo industrial, com uma pitada de regionalismo, os objetos são reutilizados e ecológicos, além de expor obras do arquiteto Junior Teixeira. As tonalidades sóbrias como preto, concreto, tons metálicos e amadeirados com alguns pontos de cor, contribuíram para apresentar um espaço que remete a um passeio no deck, com referência aos navios, bem como aos pequenos barcos de pescadores que tem o rio como fonte de subsistência.

 

COZINHA

 

Integrantes: Beatriz Cista, Camilla Mayara, Monique Souto e Laís Alves

 

Inspirada no estilo industrial, a Copa/Cozinha traz peças rústicas, recicladas em metais e objetos de ferro, proporcionando um visual urbano e descolado ao ambiente. Sua composição vem das antigas fábricas e galpões, em uma ambientação composta com linhas fortes e limpas, com aspecto de desgaste do tempo. Os tons sóbrios do cinza estão presentes no cimento queimado das paredes e bancadas, aliado ao preto e a madeira, proporcionando um espaço de alto padrão e de muita personalidade.

 

SALA DE TV

 

Integrantes: Mariana Barreto Simplício, Iasmim Melo , Carolina Melo e Vanessa Mendonça

 

O reuso de materiais de uma forma funcional e com uma estética agradável foi a inspiração deste ambiente, que traz o estilo sofisticado, apresentando soluções artesanais com baixo custo e excelentes resultados. A Sala de TV traz uma cadeira pintada pelo artista plástico Lucas Azevedo, transmitindo uma sensação de bem estar e aconchego, além da praticidade e funcionalidade. Nas cores, o ambiente tem a predominância do cinza, preto e madeira.

 

QUARTO DOS FILHOS

 

Integrantes: Laís Bezerra, Livia Nobre, Thayssa Christinne e Maria Helena Melo

 

Inspirado no imaginário infantil e na interação das crianças com o espaço, o Quarto dos Filhos, está inserido no estilo montessoriano. O ambiente lúdico com foco na autonomia da criança no espaço reutiliza madeiras e objetos diversos, tendo a cor cinza como base neutra, mesclado com as cores turquesa, rosa, amarelo e preto, dentro do estilo lúdico, moderno e clean. Neste espaço, as crianças podem brincar e desenvolver diversas atividades sem empecilhos, com tudo ao seu alcance e ao nível dos olhos.

 

QUARTO DO CASAL

 

Integrantes: Cláudia Melo , Raquel Cunha e Caique Loppes

 

Com estilo contemporâneo e traços do estilo industrial os arquitetos projetaram o Quarto do Casal, a partir de uma composição harmônica com diferentes materiais de baixo custo e reuso. Aconchegante, chique e estiloso, esta é a definição deste ambiente, inspirado nos estilos propostos e pincelado nas cores verde e cinza, com o objetivo de estimular nos visitantes, os sentidos da visão, olfato, audição, tato e paladar.

 

SALA DE LEITURA DA FAMÍLIA

 

Integrantes: Lucas Menezes, Cecina Pinheiro, Ilanna Medeiros e Renata de Oliveira

 

Influenciados pela metodologia do “Faça você mesmo”, este ambiente apresenta uma proposta de reaproveitar e redecorar de forma criativa, sem muitas despesas. Projetado no estilo nórdico/escandinavo, a Sala de Leitura utiliza o papel na composição dos elementos de decoração, como o apoio da mesa de estudos e alguns outros detalhes primordiais do ambiente. Os tons claros e neutros, do branco e cinza foram aliados, neste espaço, com mobiliários e elementos decorativos fabricados em concreto, gesso, papel e madeira, com destaque em alguns pontos de amarelo.

 

PÁTIO DE ENCONTRO

 

Integrantes: Maíra Nascimento, Daniela Freitas, Mateus Medeiros e Larisse Soares

SOBRE O SENAI

CONHEÇA

ACOMPANHE

TRANSPARÊNCIA

ACESSE

  • Juntos Pelo Desenvolvimento

  • Por uma indústria segura, saudável e produtiva.

  • Com a Indústria pela Inovação, Produtividade e Sustentabilidade.

  • Somos o elo entre o Saber e o Fazer.

  • A força do Brasil na indústria.